Nossa Senhora do Monte Claro

PASTORAL LITÚRGICA

Visa promover, organizar, dinamizar e programar a vida litúrgica da comunidade. Seus objetivos são reunir a comunidade em Cristo, para que a missão aconteça em realidade e vida. Promover o encontro entre Deus e seu povo e o entendimento dos ritos eucarísticos, para que a comunidade participe efetivamente unida a Deus; e garantir a unidade da comunidade, para haver um só corpo e um só rito. Sua primeira função é organizar a Liturgia através de equipes: litúrgica, de celebração e ministério de música. Em seu ministério específico (leitores, animadores, cantores, acolhedores, e etc.) atuam unidas na celebração. A Liturgia é o centro e a fonte da vida e da missão da Igreja.

MINISTROS AUXILIAR DE COMUNIDADE - MAC:

Visa formar o ministro, o leigo atuante na igreja, em três frentes: Ministro Extraordinário da Palavra, das Exéquias (Cerimônias Fúnebres) e da Sagrada Comunhão. Este último é a quem é dada permissão, temporária ou permanente, de distribuir a Comunhão aos fiéis quando não há um ministro ordenado (Bispo, Presbítero ou Diácono) que o faça. Sua 1ª missão é dar Jesus Eucarístico aos irmãos, que realizam com Ele um encontro de amor. A 2ª é a bela missão de levá-lo aos enfermos. O trabalho é feito com amor, pois desse encontro podem acontecer grandes coisas na vida das pessoas.

PASTORAL DOS COROINHAS:

Visa despertar crianças e adolescentes para o verdadeiro amor e respeito à Eucaristia, no serviço ao padre na liturgia. Nisso leva-os a uma verdadeira espiritualidade e forma os futuros líderes de nossas comunidade. Eles são convidados a doarem seu tempo em testemunhar Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar. Ali prestam um serviço à Igreja, ao sacerdote e, principalmente, a Deus.

Atualizado por MRSF - PASCOM, em 17/02/2022.